Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Como o SAJ Procuradorias promove aumento de arrecadação municipal é tema do II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais em Ponta Grossa

Publicado por Saj Digital
há 8 anos

Sem pesar no bolso do contribuinte com o aumento de impostos, diversos municípios estão encontrando na tecnologia formas de conseguir recursos extras em tempos de recessão econômica. É o caso das prefeituras que adotaram o SAJ Procuradorias, solução que acelera os trâmites dos processos judiciais relativos à cobrança das dívidas ativas dos contribuintes e promove o aumento da arrecadação municipal.

A ferramenta é uma das iniciativas abordadas no II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais, que será realizado dia 7 de julho, em Ponta Grossa, pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Ponta Grossa. O objetivo do evento é reunir gestores públicos, dentre prefeitos, vereadores e administradores para facilitar o planejamento e investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das localidades.

SAJ Procuradorias promove aumento de arrecadação

O SAJ Procuradorias é desenvolvido pela empresa catarinense Softplan. O executivo Alexandre Vedovelli explica que o a solução especializada para procuradorias automatiza as rotinas administrativas e simplifica atividades burocráticas, o que fortalece a transparência das ações de procuradores e servidores. Por conta da tramitação totalmente eletrônica, o sistema faz com que o município deixe de pagar maus pagadores. “A maioria dos municípios não sabe quanto tem para receber. Acaba ficando uma dívida que ninguém cobra. Normalmente, sem o sistema, as cidades conseguem receber de 3 a 5%. Já com a integração eletrônica com o Tribunal de Justiça, essa porcentagem passa dos 30% e representa um valor significativo para os municípios que estão enfrentando esse período de recessão”, observa.

Com o SAJ Procuradorias, Florianópolis (SC), por exemplo, aumentou a arrecadação em 300% e reduziu o tempo de ajuizamento dos processos em 97%. Com a tramitação web, o prazo caiu de 276 dias (nos processos físicos) para 58 horas (nos processos eletrônicos). O resultado: R$6 milhões a mais em arrecadação oriundas das dívidas ativas municipais relativas à IPTU, IPTI, ISS, multas e outras taxas municipais.

As inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo site do evento. O fórum ocorre no Cine Teatro Ópera.


Confira a matéria no blog SAJ Digital.

  • Sobre o autorPrincipal colaborador na implantação do processo digital na Justiça brasileira
  • Publicações112
  • Seguidores148
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações110
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-o-saj-procuradorias-promove-aumento-de-arrecadacao-municipal-e-tema-do-ii-forum-de-cidades-digitais-dos-campos-gerais-em-ponta-grossa/357721658

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)