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26 de Maio de 2020

Sustentabilidade: o uso da tecnologia reduz o consumo de papel nas empresas

Saj Digital, Representante Comercial
Publicado por Saj Digital
há 4 anos

Sustentabilidade o uso da tecnologia reduz o consumo de papel nas empresas

O uso da tecnologia para substituir o consumo de papel está renovando empresas. A conscientização para a redução de desperdícios e a busca por novas tecnologias que auxiliam a redução de papel são algumas das iniciativas tomadas para que se chegue a sustentabilidade.

No Dia Mundial Sem Papel, comemorado em 27 de Outubro, o intenso consumo deste recurso e como é possível reduzir a utilização de algo que estamos tão habituados é debatido com ideias inovadoras.

Além de ser, em muitas situações, ineficaz ter amontoados de impressos e cópias, o gasto com materiais, a baixa produtividade e a grande burocracia que o papel traz são outros fatores relevantes na hora de deixar esse consumo de lado.

As empresas Coopers and Lybrand, Gartner e PricewaterhouseCoopers trazem dados sobre o consumo de papel:

  • Um profissional perde até 50% do seu tempo de trabalho na busca por documentos que foram extraviados, armazenados em locais errados ou que, muitas vezes, não existem mais;
  • Cerca de 1 bilhão de cópias são feitas no mundo a cada dia, sendo que, em média, cada documento é copiado de 9 a 11 vezes;
  • O armazenamento de documentos custa em média R$50 por cópia e grandes empresas perdem documentos a cada 12 segundos, o que resulta em um custo de recuperação estimado em R$ 1.000 a R$1.500.

Uso da tecnologia no Brasil

Em 2008, o Brasil alcançou o quarto lugar mundial na produção de papel, com 12,85 milhões de toneladas. Em média, estudos mostram que o consumo no país é em torno de 6 milhões de toneladas por ano.

Desde então grandes empresas já adotaram meios tecnológicos para a gestão de papel. Um dos grandes exemplos vem do Tribunal de Justiça de São Paulo, que aderiu a solução para os processos digitais, o SAJ Tribunais, na corte. O Tribunal, que já é 100% digital, só recebe ações em formato digital desde novembro de 2015. Esta boa prática é destaque na TV Band.


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