Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Presidente do TJSP conhece soluções de inovação para Justiça em Florianópolis

Publicado por Saj Digital
há 7 anos

Presidente do TJSP conhece solues de inovao para Justia em Florianpolis

As soluções de inovação para a Justiça estiveram na pauta do encontro entre a comitiva de integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e dirigentes da Softplan, nesta terça-feira (2), em Florianópolis.

O presidente da Corte paulista, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, juízes-assessores e gestores do Tribunal conheceram a sede da Softplan, empresa que desenvolve o sistema SAJ, solução adotada para o gerenciamento dos processos judiciais do TJSP.

Durante a visita, a comitiva do Tribunal conheceu as equipes responsáveis pelo desenvolvimento da solução SAJ; as metodologias ágeis de trabalho; e as instalações físicas da Softplan. A empresa mudou-se recentemente para o Sapiens Parque, polo nacional de tecnologia, que vem sendo considerado como o Vale do Silício brasileiro.

"Saio daqui muito feliz por ter conhecido melhor a empresa que desenvolve o nosso SAJ. Foi uma oportunidade de acompanhar, de perto, os projetos desenvolvidos, o andamento da parceria entre a Softplan e o TJSP”, conta o presidente Dimas. Ele diz que conheceu pessoas muito comprometidas que têm um “brilho no olhar” para garantir a evolução do “nosso” Sistema.

Confira a galeria de fotos do encontro entre o TJSP e a Softplan

Inteligência artificial na Justiça

A Softplan apresentou soluções de inovação para a Justiça que usam inteligência artificial.

“O uso da computação cognitiva é a alternativa para tornar mais célere o trabalho dos juízes e magistrados. Com isso, as respostas à sociedade serão mais rápidas e mais assertivas”, explica Ilson Stabile, diretor-executivo da Softplan.

Uma das soluções apresentadas foi o “Assistente Digital do Magistrado” que promete conferir mais agilidade ao trabalho de decisão judicial. Com o uso da computação cognitiva, podem-se encontrar padrões e modelos nas sentenças para promover apoio à decisão dos juízes.

A Softplan apresentou o cenário atual do Big Data no mundo, relacionando as possibilidades de aplicação da tecnologia de ciência de dados ao ecossistema da Justiça.

Um destes casos é o SAJ Analytics, que analisa o histórico de dados do Tribunal e os combina com fatores externos ao segmento, como índices econômicos e sociais. A combinação dos dados pode prever padrões de entrada de novos processos e de principais classes das peças.

“A previsibilidade pode fazer com que o Tribunal haja preventivamente, por exemplo, para alocar recursos em determinadas unidades judiciais”, comenta Marcos Florão, assessor de Inovação da Softplan.

Soluções de inovação para a Justiça

Outras soluções apresentadas foram o SAJ Signer, o novo assinador digital que dispensa o uso do token físico para assinatura dos processos, e o “Waze do processo”, que objetiva fazer cumprir a garantia constitucional de “razoável duração do processo”. Ao encontrar padrões, o sistema pode sugerir procedimentos para a tramitação ser 30% mais rápida.

“É inegável que a tecnologia traz uma contribuição importantíssima para a prestação de Justiça, haja vista a produtividade recorde que alcançamos no ano passado. Mas lembro que nada vai substituir o trabalho humano”, afirma Dimas. Para ele, as soluções ajudam e apoiam a gestão e a tomada estratégica de decisão.

Além da tecnologia apropriada, o presidente reforça que capacitações e treinamentos são essenciais. Para ele, o projeto Justiça Bandeirante foi um dos responsáveis pelo aumento nos índices de produtividade.

Participaram da visita à Softplan, os juízes assessores Tom Brandão, Aléssio Martins Gonçalves, Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, além das servidoras Rosely Castilho, Nívia Philippi e Rosangela Sanches.

SAJ na mídia

A visita da comitiva do Tribunal de São Paulo à Softplan e as soluções de inovação para Justiça é destaque no portal TJSP, no Blog do Prisco e no portal da ACATE.

  • Sobre o autorPrincipal colaborador na implantação do processo digital na Justiça brasileira
  • Publicações112
  • Seguidores148
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações524
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tjsp-conhece-solucoes-de-inovacao-para-justica-em-florianopolis/457212457

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)